Prefeitura realiza campanha que ensina a cuidar do lixo de forma correta

Prefeitura realiza campanha que ensina a cuidar do lixo de forma correta

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA), realiza uma companha por meio da qual especifica os dias de coleta do lixo na cidade e ensina como cuidar de forma correta desse tipo de resíduo doméstico. A campanha é de conscientização e visa solucionar um problema antigo que é gerado por aqueles que deixam o lixo na rua antes dos dias e horários da coleta.

Na opinião do secretário de Infraestrutura de Alcântara, Vinícius Adriano Metz, ‘precisamos alertar as pessoas sobre os horários e os dias que o caminhão de lixo passa para fazer a coleta’. O secretário diz ‘esperar contar com a colaboração do principal impactado: a população’. “Os comerciantes que vivem daquela praça, daquele ponto turístico ao redor, querem ver aquilo bem cuidado, também precisam dar a parcela de colaboração deles.”

Para Vinícius, esse é um problema recorrente, principalmente nos finais de semana e nos horários após a passagem do caminhão de coleta. “Muitos não aguardam até o dia que o caminhão vai passar e colocam o lixo para fora. Com isso, cachorros e urubus rasgam sacos e sacolas e espalham tudo pelas ruas.”

O lixo que o ser humano produz e joga fora aleatoriamente põe em risco a saúde de todos os seres vivos e do próprio planeta. Alguns dos problemas que ele pode causar são doenças (dengue, febre tifoide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose), chorume, poluição do ar e inundações.

Mais um motivo para a população alcantarense cuidar bem do lixo é o fato de a cidade ser turística. Uma cidade limpa se torna bastante atraente. No final das contas, o visitante leva consigo a imagem da cidade que ele encontrou. “Quando chega uma denúncia para nós, vem com aquela ênfase: os turistas encontraram a cidade toda suja, malcuidada. Isso é negativo para nós”, relata o secretário ao pontuar mais uma vez que ‘não adianta deixar o lixo fora no sábado se o caminhão só vai passar na segunda. Ou a pessoa coloca no dia certo, ou armazena até o dia da coleta’.

A campanha de conscientização está sendo feita por meio das redes sociais (Instagram e WhatsApp). Um roteiro da coleta com datas, horários e locais será disseminado via redes. Outra peça da campanha é um card com orientações como estas: coloque o lixo pra fora só no dia em que o caminhão passar; não jogue lixo nas ruas; mantenha o lixo em sacos plásticos; e não jogue lixo em terrenos vazios.

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ALCANTARA