Prefeitura homenageia mulher com programação exclusiva

Prefeitura homenageia mulher com programação exclusiva

Em Alcântara, o mês de março será marcado por extensa programação em homenagens às mulheres. Por meio das Secretarias da Saúde, do Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, da Cultura e do Turismo, a Prefeitura Alcantarense vai proporcionar atividades culturais, palestras e serviços de atendimento à saúde gratuitos à população. A programação começa com a instalação, no dia 8, às 9h30, da unidade móvel do Sesc Saúde Mulher na UBS Nayres da Cruz Rodrigues, no Mangueiral. A carreta do Sesc permanecerá em Alcântara até o dia 20 de abril.

A parceria da Prefeitura de Alcântara com o Sesc Saúde Mulher vai possibilitar o acesso aos exames de mamografia e preventivos, que são exames de rastreamento do câncer de mama e de colo de útero, que são os de maior mortalidade no Maranhão. “O Sesc vem participar desse processo de promoção de saúde da mulher de Alcântara disponibilizando, de forma gratuita, esses exames que têm a chancela do Hospital de Câncer de Barreto, e aumentando a sobrevida e agilizando e possibilitando o diagnóstico precoce desses dois tipos de cânceres”, diz Patrícia Oliveira, coordenadora de Educação em Saúde do Sesc.

Profissionais de saúde da atenção básica de Alcântara serão contemplados com um treinamento sobre hanseníase. O evento está agendado para os dias 15 e 16 e será ministrado por profissionais do Instituto Ovídio Machado. Segundo dados epidemiológicos, o Maranhão vem se destacando com um alto índice de casos em menores de 15 anos, o que exige a presença de profissionais capacitados para melhor atender à população. Outro ponto importante é trabalhar a educação em saúde nas comunidades para combater o preconceito e a falta de informação sobre a doença, evitando o diagnóstico tardio e as formas mais graves da doença.

O tema da formação é ‘Capacitação sobre ações Básicas no controle da Hanseníase’, e tem como público-alvo médicos e enfermeiros da estratégia Saúde da Família. O evento acontece das 8h às 12h e 14h às 17h no Sindicato dos Servidores Públicos.

Ainda no mês de março, profissionais da Agência Espacial Brasileira (AEB) ministrarão palestras sobre o Dia Internacional da Mulher em Alcântara e em duas comunidades do Município. Serão dois dias de eventos gratuitos. Dia 22, na UBS Nayres, zona urbana da cidade. Dia 23, pela manhã, palestra no Peru; à tarde no Peptal. Em ambas as ocasiões, a Prefeitura de Alcântara disponibilizará testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. Teste rápido de Covid 19 e vacinação para todas as mulheres.

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ALCANTARA