Prefeitura de Alcântara desenvolve roteiro integrado de turismo em parceria com municípios da região metropolitana

Prefeitura de Alcântara desenvolve roteiro integrado de turismo em parceria com municípios da região metropolitana

As prefeituras de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís estão elaborando um roteiro turístico que vai mudar a ‘vida’ da população desses municípios. Eles formam o Polo Instância de Governança São Luís e, juntos – via secretarias de Cultura e Turismo – elaboram o roteiro integrado do polo.

O objetivo é, com um roteiro bem elaborado, atrair o turista para o Polo e, assim, o visitante aproveite o que há de melhor nesses locais. “Temos de convencer o turista a conhecer o nosso município, nossos atrativos. É um processo de convencimento mesmo. E tendo todo um roteiro formatado, fixo, bem estruturado, o turista se sentirá seguro porque já tem ideia do que vai encontrar e ao chegar aqui. Assim, vamos otimizar o tempo dele”, afirma Bruno Ferreira, assessor técnico da Secretaria Municipal Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Alcântara.

Nos últimos meses deste ano, várias ações como capacitações foram realizadas com o objetivo de elaborar o roteiro integrado, em processo de formatação. Ele será vendido tanto para o turista nacional quanto para o internacional nas agências. Periodicamente acontecem reuniões para debater o assunto em um dos municípios. Alcântara e São Luís já sediaram esses encontros.

Na fase inicial do processo de elaboração, cada município apresentou quatro atrativos turístico, no total de 20. Alcântara sugeriu o Centro Histórico, a Festa do Divino que ocorre no mês de maio, os 75 quilômetros do litoral alcantarense, e a revoada dos guarás, nas proximidades do Cajual.

Bruno Ferreira explica que há municípios com poucos atrativos, mas tem os que contam com muitas atrações como é o caso de Alcântara. Para definir os atrativos, o grupo organizou uma oficina de formatação em São Luís. A ideia era otimizar o roteiro, definir os atrativos.
Resultado das deliberações dos cinco municípios, no caso de Alcântara ficaram como atrações turísticas o Centro Histórico e a praia da Mamuna. Para aprovar o roteiro integrado, técnicos e secretários dos cinco municípios participaram no final da semana passada (dias 2 e 3) da oficina por meio da qual ‘provaram’ o que o turista vai vivenciar.

O roteiro será oferecido por um período de uma semana. A ideia é que o turista, no final de semana, durante três dias, conheça todos os municípios do Polo Instância de Governança São Luís. Durante o período em que estiver na região, o turista terá dois dias para conhecer os pontos turísticos de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís. Em Alcântara ele terá o dia inteiro.

“Já sabemos que na prática o roteiro funciona. Por isso estamos incentivando que o turista não fique só na sede, mas que conheça a zona rural. O encontro do final de semana nos mostrou que o roteiro é viável. Os municípios estão integrados, o roteiro está sendo construído de forma conjunta mesmo. A proposta principal é que ele tome conhecimento das belezas e pontos turísticos do município”, pontua Bruno Ferreira, ressaltando ainda que agora começa a fase de elaboração do material como vídeo de campanha, fotos e impresso

O sentimento dos organizadores é de otimismo, e a expectativa dos municípios é de que o roteiro comece a ser vendido a partir de dezembro.

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ALCANTARA