Por meio da SEMUS, Prefeitura realiza campanha de vacinação antirrábica

Donos de animais de estimação do Município de Alcântara têm até sexta (27) para vacinar seus cães e gatos. A campanha de vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira (23), a partir das 8h da manhã. O evento é realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

“Vamos iniciar aqui na sede em três pontos: Vila Airton (Academia da Saúde), Largo do Cemitério, e Praça da Matriz”, informa a Secretária Municipal de Saúde, Sormanne Branco Oliveira.

Em Alcântara, a campanha antirrábica realizada pela administração “Construindo novos rumos” inclui até os animais de rua, aqueles que não têm dono. Todos serão vacinados. Sormanne Branco diz que, dependendo da demanda, a campanha vai se estender até o final do mês de agosto porque a zona rural também será contemplada.

Um levantamento realizado pela SEMUS detectou que em Alcântara há muitos casos de leishmaniose, popularmente conhecida como calazar. Um animal infectado é um transmissor em potencial. Daí a importância de valorizar e aproveitar a campanha, evento realizado apenas uma vez durante o ano inteiro.

Os agentes comunitários de Saúde (ACS), que visitam as famílias, têm conversado com as famílias e falado sobre a campanha. A expectativa é de que a população participe. “São três mil doses. Nossa equipe está preparada. Esperamos que o pessoal se conscientize e leve os animais”, conclui a Secretária Municipal de Saúde.

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ALCANTARA