Por meio da SEMUS, Prefeitura realiza campanha de vacinação antirrábica

Por meio da SEMUS, Prefeitura realiza campanha de vacinação antirrábica

Donos de animais de estimação do Município de Alcântara têm até sexta (27) para vacinar seus cães e gatos. A campanha de vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira (23), a partir das 8h da manhã. O evento é realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

“Vamos iniciar aqui na sede em três pontos: Vila Airton (Academia da Saúde), Largo do Cemitério, e Praça da Matriz”, informa a Secretária Municipal de Saúde, Sormanne Branco Oliveira.

Em Alcântara, a campanha antirrábica realizada pela administração “Construindo novos rumos” inclui até os animais de rua, aqueles que não têm dono. Todos serão vacinados. Sormanne Branco diz que, dependendo da demanda, a campanha vai se estender até o final do mês de agosto porque a zona rural também será contemplada.

Um levantamento realizado pela SEMUS detectou que em Alcântara há muitos casos de leishmaniose, popularmente conhecida como calazar. Um animal infectado é um transmissor em potencial. Daí a importância de valorizar e aproveitar a campanha, evento realizado apenas uma vez durante o ano inteiro.

Os agentes comunitários de Saúde (ACS), que visitam as famílias, têm conversado com as famílias e falado sobre a campanha. A expectativa é de que a população participe. “São três mil doses. Nossa equipe está preparada. Esperamos que o pessoal se conscientize e leve os animais”, conclui a Secretária Municipal de Saúde.

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ALCANTARA