II Conferência Municipal Segurança Alimentar e Nutricional

II Conferência Municipal Segurança Alimentar e Nutricional

A prefeitura de Alcântara, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, promoveu no último dia 08 de novembro, a 2° Conferência Municipal Segurança Alimentar e Nutricional, que este ano trouxe o tema “Reconstruindo a Politica de Segurança Alimentar e Nutricional em tempos de Crise”. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântara e contou com a presença da Primeira Dama do município, Maria da Conceição Alves Diniz.

O evento serviu para a construção e planejamento e reuniu pessoas de várias comunidades da Sociedade Civil Organizada, Secretariado Municipal, Agricultores Familiares, representantes do Restaurante Popular e da Cozinha Comunitária Quilombola do Marudá. Ao final do debate foi realizada a eleição dos representes de Alcântara-MA que participarão da Conferência Estadual a ser realizada em 2023.

Em sua participação, a Primeira Dama Maria da Conceição Alves Diniz, expressou a importância do desenvolvimento da agricultura familiar e citou que mais Associações necessitam estar organizadas para venderem produtos à programas como o PROCAF, para o Restaurante Popular e a Cozinha Comunitária Quilombola. “A gestão tem total interesse em fortalecer a Agricultura Familiar. Presenciamos fortalecer a entrega das Cestas Verdes de Alimentos, que fazem a diferença para muitas famílias alcantarenses”, descreveu a esposa do prefeito Nivaldo Araújo.

A secretária de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, Gleide Daniela de Jesus Costa, falou da satisfação e da participação na construção desse diálogo com o Conselho, Agricultores e representantes da gestão municipal. “A Conferência traz a possibilidade de reflexão, de construção e elaboração de respostas que atendam às demandas existentes no município. Falar em Segurança Alimentar e Nutricional é pensar em alimento de quantidade e em qualidade na mesa da nossa população. É projetar o poder de compra, trabalhar mudança de hábitos alimentares e buscar qualidade de vida”, descreveu Gleide Daniela.

Ao final das atividades o presidente do COMSEA, Erenaldo França Pereira (Tivico), agradeceu e manifestou gratidão pela contribuição e participação da plenária. “Um dia de trabalho, uma missão iniciada a ser cumprida. Fica registrado o desafio para implantação do SIM (Sistema de Inspeção Municipal) em Alcântara”, destacou Tivico.

ASCOM alcantara