Carreta do Sesc Saúde Mulher encerra atividades em Alcântara

Carreta do Sesc Saúde Mulher encerra atividades em Alcântara

Quatrocentas e sessenta e três mamografias realizadas, e trezentos e setenta e quatro exames citopatologico (preventivos). Esse é o salto do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Alcântara (SEMUS) em parceria com o Sesc por meio do projeto Sesc Saúde Mulher. A carreta (Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher) permaneceu em Alcântara de 8 de março a 20 de abril na unidade básica de saúde Nayres da Cruz Rodrigues, no Mangueiral. De acordo com informações da SEMUS e da unidade móvel do Sesc, forma 299 mamografias em março, e 164 em abril. Foram 245 exames citopatologicos em março, e 139 em abril.

A mamografia é o exame feito na mulher a partir dos 50 anos de idade até os 69 para diagnóstico do câncer de mama. Já o preventivo é o exame feito por mulheres a partir dos 25 aos de vida para diagnóstico precoce do câncer de colo. Por meio da parceria com a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, os exames eram realizados pela manhã e à tarde. Para otimizar os trabalhos, os atendimentos foram por polo (nove no total), dessa forma, em cada turno foram atendidas dez mulheres para o preventivo e dez para mamografia.

Segundo informação da SEMUS, os exames realizados em março já chegaram, e todos aqueles que deram resultado alterado já foram encaminhados para a ginecologia do posto de saúde do Cujupe. “O atendimento será dia 28 nesse posto de saúde”, revela a Secretária Municipal de Saúde de Alcântara, Fernanda PADILHA. “Se forem encaminhadas, o Município vai garantir o acesso dessas mulheres aos hospitais de referência ”, pontua Fernanda.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Durante o período em que esteve instalada em Alcântara, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chamou a atenção de moradores e de quem passou nas imediações da UBS Nayres da Cruz Rodrigues, no Mangueiral. Além das dezenas de exames realizados, uma extensa programação marcou o projeto Educação em Saúde, uma oportunidade gratuita para quem quer aprender a cuidar de si mesmo.

O primeiro evento desse projeto aconteceu dia 8 de março. Esse foi o dia da Orientação, com informações e esclarecimentos às pacientes na unidade móvel sobre prevenção ao câncer de colo de útero.

Teve a Campanha Março Lilás – reunião com agentes comunitários de saúde sobre operacionalização do projeto Sesc Saúde da Mulher. Foram 24 participações; Palestra sobre saúde mental e qualidade de vida, realizada no Centro de Convivência de Idosos. 43 participantes.

No dia 21 de março aconteceu a reunião com a equipe gestora e enfermeiros das UBSs sobre cadastramento/agendamento e atendimento de pacientes na unidade móvel do Sesc. No dia seguinte, foi a vez da roda de conversa sobre prevenção ao câncer de colo de útero na UBS Naires, no Mangueiral, com 62 participações.

E no dia 23 de março a palestra sobre prevenção ao câncer de colo do útero, desta vez o encontro foi Centro de Referência de Assistência Social, e contou com 39 participações.  Técnica responsável da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, Regina Célia Carvalho de Deus conta que as atividades do Projeto Sesc Saúde Mulher no município de Alcântara foram de grande relevância para a população.

“Devido ao acesso gratuito aos exames citopatológico (preventivo) e de mamografia. Mas também pelas contribuições que as atividades de Educação em Saúde proporcionaram ao público geral no sentido de incentivar o autocuidado relacionado à prevenção e promoção da saúde”, conclui.

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ALCANTARA