Alunos de escolas de Alcântara participam de evento do MCTI no CEA

Alunos de escolas de Alcântara participam de evento do MCTI no CEA

Dia especial para um grupo de alunos das escolas Escola Caminho das Estrelas e do IEMA – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – que nesta terça-feira (28) participaram de programação em comemoração aos 1000 dias do Governo Federal realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações na Base de Lançamento em Alcântara. O evento do MCTI conta com atividades nas cinco regiões do Brasil durante toda esta semana. O município de Alcântara foi escolhido pelo Ministério para representar a região Nordeste.

Os estudantes que passaram pela base conferiram oficinas de popularização da ciência com jogos, confecção e lançamento de foguetes com garrafas pet. Além da oficina e do lançamento de foguetes de garrafas pet, o POP Ciência MCTI tem planetário, observação solar e um escorregador de 11 metros de altura.

Lícia Regina, que é mãe de aluno premiado, participou das comemorações no MICTI no CEA. Ela conta que o filho Diego Rafael recebeu certificado e medalha por sua participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Diego Rafael, que é aluno do terceiro ano da Escola Caminho das Estrela, tirou nota 10 na prova. “Muito prazeroso e gratificante ter participado. Esta foi a primeira vez que ele foi certificado e recebeu medalha. Serve de estímulo para ele crescer na vida escolar e também de exemplo para outras crianças”, diz a mãe.

O Prefeito Municipal, Padre William Guimarães, também participou do evento no Centro Espacial de Alcântara. Em sua fala, dirigindo-se às autoridades e às lideranças das comunidades, Padre William pediu união – ‘unamo-nos nesta corrente que deseja o progresso, que deseja o crescimento de Alcântara’. “Aos das agrovilas que aqui se encontram, eu ouso dizer que é não ouvir, mas sentir. O nosso ministro e o diretor desta entidade estão não só idealizando, mas promovendo dias melhores para as agrovilas”, complementou.

MINISTRO

Astronauta Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, realizou uma série de entregas para comemorar a data, inclusive distribuiu medalhas aos campeões da Olimpíadas de Conhecimento.

Diversos benefícios foram entregues para o município de Alcântara, incluindo a contratação do cabo submarino que vai garantir internet de alta capacidade para a região, o programa de capacitação de estudantes em tecnologia e inovação (MCTI Futuro), a premiação de medalhistas de olimpíadas científicas e o projeto de popularização da ciência junto à comunidade (POP Ciência MCTI).

Em publicação nas redes sociais do Governo Federal, o ministro disse que “o que nós conseguimos nesses 1000 dias foi mudar a realidade de décadas, como a gente teve aqui em Alcântara uma espera de mais de 30 anos nas agrovilas. O futuro não está mais distante. O futuro está aqui e agora”, afirmou o astronauta.
Marcos Pontes também ressaltou a importância dos projetos que estimulam a formação de crianças e jovens da região. “Quando a gente fala de Brasil do futuro, a gente fala de formação. Esses jovens vão estar trabalhando em breve nesses prédios do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), projetando foguetes e satélites.”

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ALCANTARA