Prefeitura de Alcântara realiza etapa municipal da Copa Quilombola – Troféu Negro Cosme

No sábado, dia 6 de novembro, a Prefeitura de Alcântara, por meio da SEMJEL e da SEMDS realiza cerimônia de abertura da Copa Quilombola de Futebol – Troféu Negro Cosme. O evento, que acontece no estádio Facurão, deve contar com a presença de autoridades municipais e estaduais, dos atletas e de convidados especiais. A programação inclui apresentação de tambor de crioula, de caixeiras e da banda Misturaaê. A cerimônia de abertura da Copa começa às 16h.

O primeiro jogo da etapa municipal da Copa Quilombola acontece no domingo, dia 7/11, no Leiteiro, em Oitiua. A partida será entre Oitiua e Pavão. O jogo está marcado para as 9 horas. O Secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Antônio Luís, avalia que este é um novo mento do torneio e que é grande a expectativa em torno do evento. Ele explica que a edição deste ano da Copa vai contar com um número bem maior de equipes alcantarenses.

“Dividimos a região em polos para garantir a participação de todos. Mandamos convites e com as respostas que obtivemos montamos os grupos. São seis polos com duas equipes cada, num total de 12 equipes.” Participam os polos Cujupe, Oitiua, Raimundo Sul/Japeu, Praias, Agrovilas e Peroba. Os jogos serão sempre pela manhã.

Organizador do torneio, o Estado determina que até 12 equipes participem da disputa por município. Em Alcântara um número bem maior de times se mostrou interessado em participar da competição. Alguns polos inscreveram até seis comunidades, mas elas se juntaram e formaram apenas duas equipes. “Organizamos dessa forma e garantimos a participação das 12 equipes.”

O sistema dos jogos é o mata mata. A primeira fase da competição vai até 21 de novembro. No sábado, 27, começa a segunda fase. Serão seis equipes na luta pela classificação. Três se classificarão para a semifinal. Antônio Luís diz que a semifinal vai ser disputada entre quatro equipes. “Será formado o quadrangular. O melhor perdedor participa dessa disputa. O melhor perdedor é a equipe que pegou menos gol, menos cartão, ou seja, foi eliminada, mas fez excelente campanha.”

As duas equipes vencedoras disputarão a final, que será na sede de Alcântara, domingo, dia 19 de dezembro. Os organizadores esperam grande participação do público. “Os jogadores têm a oportunidade de serem vistos. Podemos até ter uma revelação. O nosso trabalho é preparar esses jovens para que façam bonito e tenham novas oportunidades”, comenta Bruno Clovier, diretor de Fomento da SEMJEL.

A equipe campeão vai disputar em São Luís do título estadual. Em sua participação mais recente, uma equipe alcantarense ficou entre as primeiras. O Governo do Maranhão premia com dinheiro e equipagem as equipes campeã e vice.

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ALCANTARA