Dia do Artesão 2021

Dia do Artesão 2021

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa, associação ou em uma pequena oficina.
A economia criativa está em crescimento. Isso faz com que o artesanato seja uma ótima opção de negócio para empreendedores com esses talentos. Temos como exemplo o senhor Thomáz que vive do artesanato com sementes nativas há 12 anos, o próprio relatou que além das vendas no município tem parcerias de exportação para São Luís.
Em todas as regiões é possível encontrar artesanatos diversificados originados a partir da natureza típica do local e de técnicas específicas e aqui não seria diferente, em homenagem ao dia do artesão destacamos Dona Joralda, que aprendeu a tecer renda aos seus 07 (sete) anos de idade com sua avó. Cheias de histórias, se emocionou ao lembrar-se da sua infância e juventude, destacando o período que sua Mãe era viva. Ela não tinha paixão pela arte de fazer a renda, pois achava mais interessante acompanhar sua avó na pesca e roça, entretanto, logo após o falecimento de sua mãe, começou a praticar esta arte com mais frequência e ressalta que a arte de fazer a renda para ela uma terapia. Além disso, ela produz bebidas artesanais (licores) de frutas nativas da região.
Com a grande diversidade artesanal, é possível encontrar na comunidade de Santa Maria a Associação de artesanato que produzem peças que utiliza como matéria prima a fibra de buriti, a nível de exemplo, pode-se citar: bolsas e chapéus. As artesãs fazem o escoamento do produto final para as lojas de artesanato da Sede de Alcântara e demais lojas de artesanato da capital. Toda matéria prima utilizada é retirada dos buritizais da própria comunidade. A associação tem a ação de replantio de mudas. Vale lembrar que, todo o processo é feito exclusivamente por mulheres, com exceção da retirada da fibra, que é feita por seus companheiros.
No povoado de Oitiua, há produção de redes de pesca artesanais, são produzidas por mulheres da própria comunidade, sendo levada como profissão, onde as mesmas fazem uso de financiamentos para custear a matéria prima de suas produções.
A Comunidade Iatamatatiua produz artesanatos que usam como matéria prima a argila encontrada abundantemente no local. Toda produção é feita na associação comunitária no próprio local. Tudo quanto é produzido é escoado para as lojas de artesanato da cidade de Alcântara e para a Capital, bem como a comunidade de Santa Maria faz. Um fato muito interessante é que as artesãs que não são alfabetizadas deixam uma marca em peças como um carimbo de sua autoria.
A Prefeitura de Alcântara parabeniza todos artesãos que colaboram no cultivo e valorização da cultura do nosso município.

ASCOM